O termo “due diligence” se tornou bastante recorrente no meio jurídico, contudo, muitas pessoas não sabem o que significa due diligence e não sabem as vantagens de realizar tal procedimento. Se você chegou até aqui pelo mesmo motivo, leia o artigo até o final!
O que é due diligence
Due diligence é uma palavra de origem inglesa, que traduzida significa “diligência prévia”, ou seja, é a investigação de sobre algo. Vale destacar, como o próprio nome diz, a due diligence é um procedimento preventivo, cujo objetivo é conferir autenticidade e conformidade sobre um determinado negócio.
A due diligence é de extrema importância para diversos negócios, inclusive para negociações imobiliárias, podendo ser um serviço contratado por pessoas físicas ou jurídicas.
No ramo imobiliário a due diligence dará respaldo sobre legalidade ou viabilidade daquela aquisição.
Leia também: A importância de registrar o imóvel como bem de família
Para que serve a due diligence?
Inicialmente, é preciso dizer que a due diligence deve ser realizada por uma equipe especializada, uma vez que esta fará as diligências necessárias para resguardar seu cliente e analisar o sucesso no negócio.
A due diligence possui muitas vantagens, como a redução drástica de riscos sobre um negócio, promove o cumprimento de determinada regra/norma, diminui os custos em uma transação.
Você pode se interessar: O consumidor por ser cobrado por dívida prescrita?
Como funciona a due diligence?
Agora que você já compreendeu o que é e para que serve a due diligence, é razoável destrinchar como funciona a due diligence e em qual área ela poderá ser de grande valia.
A due diligence na área imobiliária funciona como um ponto de segurança para o comprador e até mesmo para o vendedor de um imóvel. A averiguação será através de uma análise minuciosa dos documentos judiciais e administrativos envolvidos. Ao final, a empresa responsável pela due diligence de compra de imóvel apresentará um parecer sobre os eventuais riscos e segurança do negócio imobiliário.
No âmbito empresarial, a due diligence tem o intuito de reunir o máximo de informações sobre uma determinada empresa, com o objetivo de averiguar se todas as informações repassadas são de fato verdadeiras. Neste caso será possível verificar: a gestão e a parte financeira, o balanceamento de números (valores), dificuldades atuais ou antigas possivelmente ocultadas e muito mais.
É possível realizar due diligence também em outras áreas , como no Direito digital, direito trabalhista e outros. Lembrando que o procedimento da due diligence deve ser realizado por uma equipe especialista e experiente, por isso, tenha sempre ao seu lado profissionais qualificados.
Conclusão
A due diligence é uma avaliação de risco prévio, isso quer dizer que, antes de se realizar uma transação importante, a empresa responsável pela due diligence busca informações prévias que envolvem a real situação financeira, tributária, comercial e até mesmo o histórico sobre comportamentos daqueles envolvidos no negócio que impliquem em risco imediato ou futuro.
A due diligence assegura maior transparência nas relações transacionais.
A NR Souza Lima Sociedade de Advogados é um escritório preparado para atender às suas necessidades.
Quer saber mais sobre nós? Clique Aqui