Por: Catarina Lima – Advogada – NR Souza Lima – Sociedade de Advogados
Você sabe o que é Síndrome de Down? É uma condição genética inerente à pessoa e pode estar associada a: cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas
Nesse mês (03/03/2022), foi sancionada a Lei nº 14.306 que institui o dia 21 de março de cada ano como o Dia Nacional da Síndrome de Down.
Essa lei entrou em vigor em 04/03/2022 e estabelece que “os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down são incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.”
Contudo, essa data (21 de março) já é reconhecida pelas Nações Unidas como o Dia Mundial da Síndrome de Down, desde 2012.
Mas porque dia 21 de março? A data foi criada pela Down Syndrome International e a escolha do dia 21/3 representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
O que é trissomia? É uma alteração que ocorre na formação do embrião que faz com que exista 3 cromossomos 21. Em cada célula de um indivíduo existem 46 cromossomos, que são divididos em 23 pares. Os indivíduos que têm a Síndrome possuem uma terceira cópia do cromossomo 21, passando a ter 47 cromossomos em suas células.
É uma data para aumentar a conscientização para celebrar a vida e garantir os direitos das pessoas com a Síndrome, assegurando que possam ter as mesmas liberdades e oportunidades que os demais. A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down costuma trazer diversos eventos comemorativos da data.
Fonte: Planalto, Federação Down, Ministério da Saúde, Movimento Down
Quer saber mais sobre nós? Clique Aqui
NR Souza Lima – Sociedade de Advogados Ainda está com dúvidas? Entre em contato conosco. contato@nrsouzalima.com.br