Maio Amarelo – Mês de conscientização de acidentes de trânsito

Maio Amarelo – Mês de conscientização de acidentes de trânsito

Por: NR Souza Lima – Sociedade de Advogados

É comum andarmos pela cidade e vermos várias coisas sobre a companha do mês maio amarelo, O “Maio amarelo” pode gerar confusão com a campanha do mês setembro amarelo (Conscientização sobre a Vida – Prevenção ao suicídio).

Maio amarelo é uma campanha com a proposta de chamar a atenção para a conscientização da segurança viária, por conta dos altos índices acidentes com de mortes e feridos no trânsito do mundo todo, propagando o conhecimento nas mais diferentes esferas.

Por que maio foi escolhido como mês da campanha?

A campanha é nova, no dia 11 de maio de 2011 a Organização Mundial das Nações Unidas – ONU, decretou a Década da Ação para Segurança no Trânsito o período de 2011 a 2020, fazendo com que o mês se tornasse referência na luta da conscientização de mortes no trânsito.

Por que amarelo para simbolizar?

No trânsito, seja nos semáforos, placas, sinalizações nas vias, bandeiras entre outros, amarelo representa “Atenção” e não há termo mais justo para chamar atenção de toda a sociedade e simbolizar essa campanha tão importante.

Em 2021, a campanha visa o Respeito e Responsabilidade da sociedade no trânsito brasileiro (e em outros ambientes de convivência), incentivando a práticas de boas ações, trazendo a empatia como o principal fundamento, reforçando a ideia de  “Não fazer com o outro aquilo que não quer que façam você”.

Para José Aurelio Ramalho, presidente do Observatório, Nacional de Segurança Viária “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”.

Estatísticas:

Em fevereiro de 2020, na  3ª Conferência Mundial de Segurança Viária promovida pela ONU e OMS (Organização Mundial da Saúde), realizada na Suécia, foi divulgado que cerca de 1,35 milhões de pessoas perdem a vida todos os anos em acidentes de trânsito no mundo inteiro.

Já no Brasil, o último dado de morte disponibilizado pelo Ministério da Saúde em 2019, aponta que cerca de 31.941 vidas foram perdidas naquele ano. Sendo a estatística mais baixa desde 2001.

Se coloque no lugar do outro e tenha sempre muita atenção nas vias. Porque respeitar as regras deixa a vida mais segura”.

Fontes: Observatório / MaioAmarelo

Quer saber mais sobre nós? Clique Aqui

NR Souza Lima – Sociedade de Advogados

Ainda está com dúvidas? 
Entre em contato conosco.
contato@nrsouzalima.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *